Hesperian Health Guides

Emergências diabéticas

A diabetes é uma doença que afecta a capacidade do organismo de processar açúcares dos alimentos. Uma pessoa com diabetes pode ficar doente subitamente, se tiver muito, ou muito pouco açúcar no sangue. A diabetes é mais comum em pessoas com excesso de peso, mas qualquer pessoa pode ter diabetes.

Se você conhece alguém que tem um problema devido a diabetes, mas não tem certeza se o problema é porque o nível de açúcar no sangue é baixo ou alto, trate como se tivesse nível baixo de açúcar no sangue (dar uma pequena quantidade de açúcar) e depois leve-o para ter ajuda médica.

Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)

Esta condição só pode acontecer a um diabético que esteja a tratar a sua diabetes com medicamentos. O nível de açúcar no sangue da pessoa pode baixar demasiado se estiver a tomar insulina ou outra medicação para a diabetes e se tomar demasiado medicamento, não come alimentos em quantidade suficiente, fizer demasiada actividade física, esperar muito tempo entre as refeições ou beber álcool.

Uma pessoa com açúcar baixo no sangue pode tornar-se desajeitada, confusa, nervosa ou irritável. Pode suar ou tremer. Quando isso acontece, precisa comer. Se não o fizer, a sua condição vai piorar e irá desenvolver os seguintes sinais de perigo:

um homem com dificuldade em andar enquanto uma mulher o ignora
Açúcar baixo no sangue pode fazer com que a pessoa pareça estar embriagada e pode ser ignorada, apesar de ser uma emergência real.
Sinais de perigo
  • Dificuldade em caminhar ou sensação de fraqueza
  • Dificuldade em ver claramente
  • Confusão ou actuando de forma estranha (pode ser confundido com embriaguez)
  • Perda de consciência
  • Convulsão
Tratamento

Se está consciente, dê-lhe açúcar rapidamente: sumo de fruta, refrescos, doces, ou um copo de água com várias colheres de açúcar vai funcionar. Depois, deve comer também uma refeição completa. Se ainda estiver confuso ou não começar a sentir-se melhor 15 minutos depois de lhe ter dado açúcar, procure ajuda.

Se está inconsciente, coloque um bocadinho de açúcar ou mel sob a língua. Continue dando pequenas quantidades. Leva tempo para o corpo absorver o açúcar. Quando acordar, pode dar-lhe mais.

Açúcar elevado no sangue (hiperglicemia)

Uma pessoa com diabetes pode ter muito açúcar no sangue se comer muito, se estiver menos activo do que o habitual, se tem uma doença ou infecção grave, se não toma a sua medicação para diabetes, ou se estiver desidratado. Isso pode acontecer a uma pessoa, mesmo que ela ainda não saiba que tem diabetes. Procure ajuda para estes sinais:

Sinais
  • Sentir sede e beber muito
  • Urinar com frequência
  • Visão turva
  • Perda de peso
  • Náuseas e vómitos
  • Dor abdominal


Se não for tratado, o açúcar elevado no sangue pode ser muito perigoso e levar ao coma ou mesmo morte. Você pode salvar a vida de uma pessoa, procurando ajuda para estes sinais mais graves:

Sinais de perigo
  • Frequência cardíaca elevada
  • Odor frutado na respiração
  • Pele seca
  • Tensão arterial baixa
  • Confusão
  • Respiração rápida, profunda
  • Perda de consciência
Tratamento

Leve a pessoa imediatamente a uma unidade sanitária. Se estiver consciente, dê-lhe de beber muita água. Dê um pouco de cada vez.

Se tiver a certeza de que ele tem açúcar elevado no sangue e conhece a sua dose de insulina, dê uma pequena quantidade no caminho, para ajudar. Mas se não tem a certeza, não dê insulina. Dar insulina a alguém quando tem açúcar baixo no sangue pode matá-lo.


Esta página foi actualizada: 05 ago. 2020